terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FILIPE E O EUNUCO-ATOS 8:37

história de Filipe e o Eunuco está relatada na bíblia, no livro de Atos dos apóstolos. De acordo com as escrituras, Saulo perseguia os cristãos e entrava nas casas colocando homens e mulheres na prisão, mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra, e um deles era Filipe.
Filipe seguia para a cidade de Samaria a pregar sobre Cristo e as multidões unanimemente prestavam atenção ao que ele dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia e os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham chamado e muitos paralíticos e coxos eram curados; e por isso havia grande alegria naquela cidade.
Consta que um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo para ele se levantar e ir para o lado do sul, ao caminho que descia de Jerusalém para Gaza, que estava deserta. E assim fez. No caminho avistou um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace (rainha dos etíopes), o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração. O eunuco regressava e estava assentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. Neste momento o Espírito disse a Filipe para se aproximar do carro.
Quando Filipe viu de perto que o eunuco lia Isaías perguntou se ele entendia o que estava lendo. Como resposta ouviu que não poderia entender, se alguém não lhe ensinasse, e pediu a Filipe que subisse e com ele se assentasse. A passagem da Escritura que lia era a que dizia “Foi levado como a ovelha para o matadouro e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento. E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra”.
O eunuco perguntou a Filipe, se o profeta falava de si mesmo, ou de algum outro. Então Filipe explicou que se tratava de Jesus. Ao chegarem bem próximos de um local com água, o eunuco perguntou o que o impedia de ser batizado. Filipe disse que seria lícito o seu batismo se ele cresse de todo o coração. E, respondendo ele, disse: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (At 8:37).
Eles mandaram parar o carro, e desceram juntos até à água, e o eunuco foi batizado. Após saírem da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e o eunuco não o viu mais, continuando com júbilo o seu caminho.
Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.


  
FORTE ABRAÇO  AOS LEITORES DO BRASIL,ESTADOS UNIDOS,RÚSSIA,UCRÂNIA,ALEMANHA, MALÁSIA,HOLANDA,SÉRVIA,REINO UNIDO,LETÔNIA,FRANÇA, ITÁLIA,TAILÂNDIA, TUNÍSIA, POLÔNIA, CHINA,CORÉIA DO SUL,PORTUGAL,VENEZUELA E OUTROS.
PASTORA GRAÇA SANTOS BARROS
MEU E-MAIL: grasanbarros@gmail.com